THEREZINHA PEREIRA DE LIMA MUZEL
“Tudo morreu na vida transitória
Só não morreu, entretanto a velha história
Do belo tempo que se foi feliz!”
(Therezinha Pereira de Lima Muzel)
Poetisa, filha de Joaquim Antonio Pereira Lima e Maria Rosa de Lima, Therezinha Pereira de Lima Muzel, nasceu em Orlândia, São Paulo, em 13 de janeiro de 1926.
Formou-se em 1944 pelo Instituto de Educação Caetano de Campos e ficou conhecida por lecionar gratuitamente aos alunos mais carentes. Apresentava grande tendência para a música e a arte, dedicando-se também à pintura. Desfrutava de grande estima e grande admiração na comunidade em que vivia por fazer o bem em anonimato. Lecionou em Itapeva, São Paulo e, posteriormente, no Grupo Escolar Comunidade Basílio Machado Neto, em Suzano, em que desenvolveu um trabalho de aperfeiçoamento social, moral e cultural com os jovens da cidade. Além disso, trabalhou com a alfabetização de adultos no horário noturno.
Casou-se com Cícero David Muzel em 1946, com quem teve oito filhos e, depois, com o pastor Ezequiel Jorge, com o qual teve mais três filhos.
Faleceu aos 51 anos em 27 de fevereiro de 1975 na cidade de Suzano por grave moléstia, onde deixou filhos e netos, quando já completava mais de vinte e cinco anos de magistério primário estadual.
Foi homenageada em 1981 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em que denominou um estabelecimento de ensino com seu nome. O decreto visava contemplar escolas com patronos do município, substituindo então. “EEPG do Jardim São José" por “EEPG Professora Therezinha Pereira de Lima Muzel”.
Em 1986, o espaço escolar era usado como instrumento de discussão de problemas e ações que envolvessem o bairro, pela Associação Amigos do Bairro, e para atividade religiosas direcionadas pelo Frei Jorge Walter Nunes, reforçando a importância do uso do espaço enquanto ambiente coletivo.
Já em 1993, passou para administração estadual, abrigando também o curso de Ensino Médio, atendendo às necessidades educacionais da população local.